terça-feira, agosto 27

Bacalhau com Pão Ralado e Batatinhas no Forno

Sabem aqueles dias em que a nossa mãe telefona a dizer: - "Olha, sabes quem cá está? O tio Alberto e a tia Raquel, vê lá tu. Estava longe de imaginar. Bem podíamos passar por aí e mostravas-lhes a vossa casa nova."

Pois, ao pé deles com o  telefone e em voz alta... bem alta, replicar com o quê? -"Olha, venham, a esta hora, aproveitamos e jantamos todos cá em casa."

Enfim, para fazer face a esta e/ou outras situações similares convém ser-se prática. Por esse motivo, procuro ter sempre em casa, ingredientes que me permitam preparar qualquer coisa rapidamente e, se for caso disso, fazer um brilharete, como com este bacalhau. Ora experimentem. Os vossos tios vão A-D-O-R-A-R!



Bacalhau com Pão Ralado e Batatinhas no Forno

Pega-se em 2 lombos altos de bacalhau congelado e dessalgado, retirando a pele e as espinhas maiores com uma faca bem afiada. Cortam-se ambos os lombos em 2 e depois abrem-se em "borboleta", ficando assim com 4 pedaços. Passa-se cada pedaço por farinha, 1 ovo batido e pão ralado e leva-se a fritar até dourar ligeiramente. Coloca-se o bacalhau numa travessa com cerca de 1 dl de azeite no fundo e 6 dentes de alho esmagados. Entretanto, abre-se 1 pacote de batatinhas primor prontas a cozinhar e partem-se ao meio. Prepara-se um saco de plástico com 1 colher de chá de sal e 1 colher de sobremesa de colorau e colocam-se lá dentro as batatinhas. Fecha-se o saco e sacode-se bem, de modo a envolvê-las todas com a mistura. Sacode-se o excesso e fritam-se as batatas. De seguida, ladeia-se o bacalhau com as batatas fritas, rega-se com mais um fiozinho de azeite e leva-se ao forno até que as batatas estejam bem macias. São cerca de 15 minutos a 200º. Enquanto isso, abre-se 1 pacote de caldo verde pronto a cozinhar e dá-se-lhe uma fervura num tacho com água, 1 pitada de sal e 1 dente de alho esmagado. Escorre-se e leva-se novamente ao lume numa frigideira coberta com 1 película de azeite e 1 dente de alho picado. Envolve-se tudo muito bem em lume alto.
Serve-se o bacalhau acompanhado da couve.

O único risco.... o tio Alberto e tia Raquel podem querer voltar no dia seguinte!

Sem comentários:

Enviar um comentário